⏳Só Até Sexta!⚡Tudo 15% OFF C/ Cupom: SEXTOU15.

Quadros decorativos para sala: como escolher e como usar na sua decoração

Quando se trata de decoração, os quadros decorativos para sala são peças-chave, principalmente porque a sala é um ponto central e conceitual da casa. Mas... com tantos estilos, cores e tamanhos, escolher quadros decorativos para sala pode parecer uma tarefa difícil. Será? Conheça 07 dicas simples para acertar nas escolhas. E aprenda a usar os quadros estrategicamente na SUA sala.

 

1. Mantenha o estilo

Decoração é igual a moda, você veste a casa com o seu estilo. Por isso, antes de escolher seus quadros decorativos para sala, é importante considerar o estilo de decoração que você já tem ou que pretende adotar. Se a sua sala tem uma decoração moderna, por exemplo, um quadro abstrato pode ser uma boa escolha. Já se a sua sala tem uma decoração mais clássica, um quadro com uma paisagem ou uma obra de arte clássica pode ser mais adequado.

 

2. Se liga nas cores!

As cores também devem ser levadas em consideração ao escolher quadros para sala. Se a sua sala tem uma decoração com cores neutras, você tem dois caminhos: 1) seguir a paleta e manter uma composição sem muitos contrastes, ou optar por quadros de cores vibrantes para adicionar um toque de cor ao ambiente; 2) já se a sua sala tem uma decoração com cores mais vivas, quadros com cores mais neutras podem ser mais adequados.

 

3. Tamanho faz diferença

O tamanho das obras também devem ser considerados ao escolher os quadros para sala. Se a sua sala é pequena, um quadro grande pode fazer com que o ambiente pareça ainda menor. Já se a sua sala é grande, um quadro pequeno pode não ser suficiente para preencher o espaço. Encontre o equilíbrio certo entre o tamanho do quadro e o tamanho da sala.

 

 

4. Acerte na moldura também

A moldura é uma parte importante na escolha dos quadros decorativos para sala, por isso leve em consideração cor, estilo da obra, o conceito da decoração da sala e lembre-se do mais importante: molduras grossas (robustas) são adequadas para ambientes mais rústicos, enquanto molduras finas (tipo filete, flutuante ou caixa) são ideais para ambientes mais contemporâneos.

 

5. Use o quadro com estratégia

Além de escolher estilos, tamanhos e as molduras ideais dos quadros para sala, é fundamental saber usá-los de forma estratégica, pois normalmente o quadro se torna o ponto focal deste ambiente que conecta todo o conceito decorativo da casa. Por isso, pense bem na posição dos quadro na parede e na altura em que eles serão colocado.

 

6. Ok, mas qual é a altura ideal?

O ideal é considerar que o centro do quadro, ou da composição, esteja na altura dos olhos. Evite deixar muito no alto ou muito no baixo. Se os quadros estiverem em uma parede onde já existe um móvel (um sofá, por exemplo) mantenha os quadros mais próximos do sofá do que do teto. Nunca centralize entre o teto e o móvel, senão vai parecer que os quadros estão soltos, voando.

 

 

 

7. E como eu organizo na parede?

Sobre a disposição dos quadros para sala, existem diversas possibilidades. Destacamos duas: 1) é possível criar uma gallery wall (imagem 01) com diversos tamanhos e formatos, dando dinamismo e sensação de fluidez para o espaço; ou 2) dispor os quadros de forma mais simétrica e linear, buscando linhas retas, principalmente se você prefere o minimalismo, tipo dois em cima e dois embaixo, três com medidas iguais, lado a lado, e até com medidas diferentes, fomando um grande retângulo (imagem 02).

O importante é que a disposição escolhida esteja em harmonia com o restante da decoração e que crie uma sensação agradável aos seus olhos.

 

 

Bônus: a Moderna Quadros® quer ajudar você

Além de um grande acervo de obras célebres, incluindo reproduções de gênios da pintura e criações inspiradas no modernismo, a Moderna Quadros® também oferece consultoria especializada (gratuita) para auxiliar você na escolha dos melhores quadros decorativos para sala. E mais! Caso você queira uma imagem específica, que não temos no acervo, a Moderna personaliza para você.

Veja abaixo diversas inspirações de salas com quadros da Moderna®. Para saber preços, basta clicar sobre imagem e você acessará a página do produto.